quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Curiosidades da música


CURIOSIDADE 1

Improvisação na Estação de Trem em Paris


A empresa ferroviária francesa SNCF colocou um piano em uma das suas estações de trem em Paris, para que os passageiros pudessem tocar e se divertir enquanto aguardassem o embarque. É a campanha conhecida como 'A vous de jouer' (É a sua vez). 


Certo dia, na Gare d'Austerlitz, usando uma camiseta do FC Barcelona, Gerard Pla Daró sentou-se ao piano para aproveitar a chance do passa-tempo, tocando tranquilamente Una Mattina de Ludovico Einaudi. A melodia chamou a atenção de todos aqueles que estavam por ali. Foi então que outro pianista que passava parou para escutá-lo. Era o jovem argelino Nassim Zaouche. De repente, o argelino resolveu entrar na brincadeira usando o mesmo piano. Então, os dois fizeram uma improvisação que encantou a todos e foi gravada por celular. A música fluía tão bem, que até nos parece que ambos se conheciam. No entanto, conheceram-se ali.

A sincronização foi espetacular. Os dois músicos apenas se olharam enquanto tocavam, gerando um clima emocionante na estação. Terminada a música, os dois pianistas se cumprimentaram e cada um seguiu seu destino. 

O vídeo acabou no Youtube, onde já alcançou mais de 37 milhões de visualizações desde 14 de janeiro de 2016 até este momento.


Veja o vídeo:





CURIOSIDADE 2

O THÉRÉMINE

O  thérémine é um dos mais antigos instrumentos de  música eletrônica, inventado em 1919 pelo russo Lev Sergueïevitch Termen (conhecido sob o nome de Léon Theremine). Composto por uma caixa eletrônica equipada com duas antenas, o instrumento tem a particularidade de produzir musica sem ser tocado pelo instrumentista.

Ouça, de Ennio Morricone, Once Upon a Time in the West:

====

Nenhum comentário:

Postar um comentário